Guia para encontrar um bom psicólogo online

Você decidiu buscar terapia e não sabe quais critérios utilizar para escolher um bom psicólogo online? Já ficou confuso com as indicações recebidas de amigos, família e médicos, ou a terapia e a experiência com o profissional não atendeu suas expectativas, gerando frustração e saldo negativo?

Frente a essa desorientação de inúmeras pessoas que buscam iniciar sua terapia e não sabem quais os passos a serem dados, deixamos abaixo um guia indicando os principais parâmetros que você pode considerar no momento de buscar um psicólogo online que seja compatível com suas necessidades.

Suspender preconceitos

Se você está buscando um psicólogo online espera-se que já tenha dado o primeiro passo de suspender o preconceito de que terapia é para pessoas “loucas” ou “fracas”. Ao contrário, buscar ajuda para enfrentar os próprios conflitos e dificuldades é sinal de coragem e de amor-próprio. Um outro preconceito a ser eliminado é achar que a conversa terapêutica seja o mesmo que um bate-papo com um amigo. O psicólogo é um profissional com uma escuta e uma fala qualificada, e terapia é uma experiência que lhe ajuda a olhar para você mesmo com maior abertura buscando caminhos internos para solucionar problemas e dificuldades.

Indicações de terceiros

As indicações de profissionais específicos podem ser um primeiro parâmetro para refinar a sua busca. Tenha em mente que indicações sempre partem do ponto de vista do outro, da experiência de terceiros. E nesse sentido, você terá que verificar por experiência própria se o psicólogo indicado vai ao encontro das suas necessidades.

Sites e plataformas de terapia online

Entre as indicações de terceiros, você pode receber uma indicação de plataforma ou site que reúne vários profissionais onde você pode escolher um terapeuta. Neste caso, são inúmeras as plataformas focadas em conectar paciente com psicólogos online. Dentro delas, o perfil profissional de cada psicólogo se encontra publicamente disponível e o paciente pode solicitar agendamento com o especialista que mais se aproxima das suas necessidades.

O perfil do psicólogo é uma janela que permite você acompanhar a trajetória acadêmica e clínica do profissional. Através do perfil, você pode conferir, por exemplo, o ano de registro profissional no conselho de psicologia, algo relevante se você busca um profissional com muitos anos de formado. Você pode verificar a fotografia do profissional auxiliando caso você busque um terapeuta jovem ou de mais idade. E ao fazer contato você pode verificar a margem de preços, dia e horários disponíveis, e outros detalhes sobre funcionamento das consultas.

Selecionar psicólogos com base na flexibilidade dos preços

Encontrar um profissional que negocie o preço de acordo com as possibilidades do cliente é prática comum. Se esta é uma das suas necessidades, saiba que terapia particular com preço acessível é uma proposta onde o psicólogo online assegura a qualidade e excelência do trabalho clínico e ao mesmo tempo disponibiliza a terapia psicológica com custo diferenciado e combinado entre as partes.

Selecionar psicólogos online pela linha de trabalho

A linha de trabalho do psicólogo tem efeitos sensíveis no tipo de interação e conversação que o terapeuta irá estabelecer com você. Isso porque o tipo de presença e de interação terapêutica está diretamente relacionada com a linha teórica de formação do psicólogo.

A psicologia clínica é dividida em abordagens de trabalho com diferenças importantes sobre a noção de pessoa, desenvolvimento humano, psicopatologia, saúde emocional e prática clínica.

Entre as principais linhas teóricas podemos citar a psicanálise, a psicologia existencial, psicologia humanista, psicologia comportamental, psicologia cognitiva, psicologia sistêmica, psicologia junguiana, psicologia reichiana, etc. Ao mesmo tempo, dentro de cada uma dessas grandes linhas teóricas, temos linhas teóricas mais específicas que irão definir e marcar em particular a prática clínica do seu psicólogo. Por exemplo, na psicanálise temos várias correntes específicas, como a freudiana, lacaniana, winnicottiana, kleiniana, etc. A psicologia comportamental não é exatamente o mesmo que psicologia cognitiva, embora exista uma linha de trabalho complementar formando a terapia cognitiva comportamental (TCC). A terapia humanista pode ser terapia centrada no cliente e também pode ser gestalt-terapia. A prática clínica na psicologia existencial é conhecida como terapia fenomenológica-existencial, e há uma prática clínica mais específica chamada daseinsanálise.

Escolhendo um bom psicólogo online

O que significa na prática essa diversidade? Caricaturando, podemos dizer que em certas linhas de terapia, o terapeuta é mais silencioso e quase não interfere através da conversação no processo do cliente/paciente. Em outras linhas de terapia, o terapeuta é bastante diretivo e se inclui no processo do cliente. E também existem linhas de terapia onde o terapeuta é mais interativo sem ser diretivo.

Tenha em mente que essas diferenças não são rígidas, apenas acentos que se destacam mais ou menos em determinado profissional. A abordagem de trabalho dá sinais sobre os traços marcantes de como o psicólogo trabalha, ou seja, se é mais silencioso, intervencionista e diretivo, questionador, ou se é um profissional que acompanha o ritmo e o movimento do paciente. Esses traços formam o estilo do terapeuta e podem ser mais ou menos marcantes, e certos traços podem predominar, como por exemplo, ser uma presença mais silenciosa ou estabelecer uma maior frequência de conversação com você.

Por isso, no momento que se busca uma terapia de curta, média ou longa duração, a possibilidade de vivenciar a proposta de terapia é decisivo para a escolha do psicólogo online mais adequado para você.

Se a linha de trabalho do psicólogo tem efeitos sensíveis no tipo de interação e conversação que o terapeuta estabelece com seu paciente, ao procurar o terapeuta mais adequado para sua necessidade será importante que você experimente a proposta de terapia daquele terapeuta. Nesse momento você poderá descobrir se o estilo de trabalho daquele profissional se encaixa e fecha com o que você está buscando.

Psicólogos online que atuam com temáticas específicas

É comum você encontrar perfis de psicólogos informando temas de trabalho que delimitam situações de vida, problemáticas específicas, psicopatologias ou transtornos psiquiátricos e modalidades de serviço.

Há psicólogos que se apresentam como especialistas em situações de vida, problemáticas específicas tais como: autoestima, casamento, violência sexual, incertezas quanto ao momento e futuro, adolescência, infância, estresse, medos e fobias, depressão, conflitos familiares, morte e luto, relacionamentos afetivos, conflitos amorosos, compulsões, sexualidade, identidade de gênero, desenvolvimento pessoal, emagrecimento, suicídio, fobia social, preparação para aposentadoria, violência doméstica, compulsão alimentar, obesidade, pacientes enfermos.

Outros psicólogos se apresentam como especialistas em psicopatologias ou transtornos psiquiátricos, como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), estresse pós-traumático, disfunções sexuais, fobias, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtornos alimentares (bulimia, anorexia, etc.), síndrome de burnout, transtorno bipolar, transtorno de humor, transtornos do sono.

E também aqueles profissionais que se colocam como especialistas em modalidades de serviços, como por exemplo: orientação de pais, atendimento psicológico domiciliar, terapia de casal, terapia individual, etc.

Um profissional especializado pode servir de parâmetro para sua busca, no entanto, tenha em mente que tratar de um transtorno ou de uma problemática particular de vida, implica compreender as conexões entre essa problemática ou transtorno com as demais áreas da sua vida. Bons psicólogos sabem fazer esse movimento da parte para o todo e do todo para a parte.

Experimentando uma primeira consulta com um psicólogo online

Experimentar a dinâmica de terapia 

Mesmo quando você recebe uma indicação de buscar um terapeuta que atue com uma abordagem específica da psicologia, também será importante experimentar a interação e a conversação com o terapeuta para ter melhor condições de iniciar a terapia.

Para isso você precisa vivenciar uma primeira consulta. Na prática vivenciar um primeiro atendimento implica sentir-se ou não à vontade com o profissional, experimentar se consegue ou não depositar confiança no trabalho dele, se foi realmente ouvido, escutado e acolhido. Como a terapia depende de uma progressiva abertura à intimidade, você precisa avaliar em que medida se sente confortável com aquele psicólogo e se esse lhe proporciona um espaço seguro e sem julgamentos para você dividir e trabalhar a sua experiência emocional.

E isso nem sempre depende de selecionar terapeutas com longo tempo de atuação profissional ou que atuem com temáticas específicas. Terapeutas que estão iniciando sua carreira também são capazes de oferecer um trabalho clínico consistente e de qualidade. Tenha em mente que a capacidade do terapeuta não depende necessariamente do tempo objetivo que ele tem de formado, mas da série de experiências pessoais e profissionais que ele vivenciou durante e após sua formação e que contribuíram para construir a segurança e confiança que ele tem no seu próprio trabalho.

Então, certamente lhe ajudará no momento de iniciar a terapia experimentar a consistência do trabalho do terapeuta, mas saiba que essa consistência é alguma coisa que você perceberá com clareza frequentando algumas sessões, ou seja, será necessário vivenciar um período de terapia, e não apenas uma única consulta avulsa.

Escolhendo o psicólogo online certo

Portanto, para escolher o terapeuta mais adequado você precisa iniciar o contato e passar pela experiência de uma primeira consulta, onde você avaliará o tipo de interação e de conversação terapêutica que o psicólogo oferece. A partir dessa primeira consulta, você define se precisa ou não de mais algumas sessões para sentir a consistência do trabalho e decidir se inicia realmente a sua terapia com este profissional. Faz parte do seu processo de terapia experimentar até encontrar alguém que você note que faz sentido e que é possível avançar.